segunda-feira, 12 de março de 2012

Moebius 1938 - 2012

Imagem: AFP/Getty
Moebius foi um dos grandes desenhistas do fantástico. Criou além de personagens, locais e cidades que só existiam em sua cabeça. Lugares impressionantes, detalhes que fugiam do comum, um profeta dos quadrinhos do que será o futuro amanhã. Faleceu na manhã de sábado.
Jean Henri Gaston Giraud - se verdadeiro nome - começou cedo a desenhar. Aos 18 já fazia quadrinhos para uma revista especializada em desenhos de faroeste (engraçada palavra trazida para o tupiniquim. Faroeste quer dizer simplesmente "far west", nesse caso, o velho oeste. Ainda prefiro bangue-bangue) e, de cara, exatamente em 62, trouxe à vida seu personagem mais famoso, o tenente Blueberry, e suas aventuras foram atualizadas por Moebius por 10 anos. Saiu para dar espaço para outros artistas e voltava sempre para dar novo fôlego ao tenente que teve seu rosto inspirado por Jean-Paul Belmondo.
Mas aí veio a grande parada. Usando definitivamente o pseudônimo Moebius e se juntando ao coletivo "Les Humanoïdes Associés", criaram uma revista que fez sucesso absoluto por décadas e abrindo espaço para novos quadrinistas, a "Métal Hurlant", conhecida aqui como "Heavy Metal". Nela ele fez o que pode ser chamado de suas obras primas: Arzach e A Garagem Hermética. Trabalhos que levaram a ficção científica e o mundo fantástico a novos patamares nunca antes imaginado.
Em 1981, o cineasta e tarólogo chileno, Alejandro Jodorowski, convidou Moebius para desenhar outra obra de enorme relevância, "Incal".

Moebius também trabalhou desenhando histórias do Sufista Prateado, o "Parábulas", para a Marvel. Também ilustrou muitas capas de livros, uma delas a d'"O Alquimista" de Paulo Coelho.

Para ter uma ideia da força e dos elementos visuais criador por Moebius é só lembrar de filmes como "Alien: o 8º Passageiro" (Alien, 1971), "Tron" (idem, 1982), "O Segredo do Abismo" (The Abyss - 1989) e "O Quinto Elemento" (The Fifth Element - 1997). Todos foram inspirados em suas criações, desde máquinas, personagens e locais. Vale lembrar que algumas naves e o planeta Coruscant de Guerra nas Estrelas foram inspirados em seus desenhos.
A primeira vez que ouvi seu nome foi uando um amigo me emprestou para ler "A Garagem Hermética". Desde então, Moebius (ou Gir, outro pseudônimo usado principalmente nas histórias de Blueberry) entrou para uma lista pessoal de artistas que eu deveria procurar antes de morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias