sábado, 17 de março de 2012

A história da Apple Corps


"Strange Fruit: The Beatle's Apple Records", documentário sobre a empresa dos Fab Four será lançada dia 24 de abril e, como todo documentário que se preze, terá a história do início da Apple Corps, os músicos, o dia-a-dia, confusões, acertos e erros, mitos e imagens raras desde o início dessa empreitada em 1968, ano do lançamento do "The Beatles (mais conhecido como "Álbum Branco"), da morte de Brian Epstein e da guerra de egos & drogas alucinógenas que permeou com o início do fim da banda. esse também foi o primeiro álbum pelo selo da maçã verde.

Não será a primeira vez que essa história é contada porque tudo que tem o nome "Beatles" meio que vira ouro nas mãos de historiadores e fãs seja biografia, imagens e, porque não, uma empresa?. Há, como exemplo o livro "Those Were the Days: An Unofficial History of The 'Beatles' Apple Organization 1967 - 2001" (Ed. Cherry Red Books, 300 págs.) escrito por Stefan Granados e até um disco com algumas bandas que fizeram parte do selo chamado "Come and Get It: The Best of Apple Records" com James Taylor, Billy Preston, Badfinger, Jackie Lomax etc. Um videodocumentário acredito que seja o primeiro.
Utopia, idealismo hippie, maconha, música hindu, filmes psicodélicos, contracultura e Beatles. Um tempo que não existirá novamente para o bem ou para o mal.
Sobre o nome escolhido há uma história contada pelo publicitário Derek Taylor de que, quando Paul McCartney foi visitá-lo disse: "Estamos começando uma nova forma de negócios, então, qual é a primeira coisa que uma criança aprende quando começa a crescer? Que 'A' vem de 'Apple'". Simples como o idealismo da época dos baby boomers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias