quarta-feira, 20 de julho de 2011

1963: "Surf City" alcança o topo das paradas

(de manhã frio, tarde quente. Tempo de agosto) 20 de julho de 1963. A música "Surf City", da Jan and Dean, alcançou as paradas americanas. Esta foi a primeira vez que uma música classificada como "surf music" chegou em primeiro lugar por duas semanas na Billboard, apesar do estilo ser imortalizado pelos Beach Boys.
Se essas banda têm similaridades entre si, não é por coincidência. Brian Wilson, um dos líderes dos Beach Boys chegou a dar entrevistas comentando da influência da dupla com seus vocais interpolados e compasso marcante.  "Surf City", na verdade, é uma música escrita por Brian que a deu para eles. Mudaram uma cousa aqui outra lá e estava pronta a canção. Outras músicas teriam a ajuda de Brian nas letras.
Essa posição também marcou a era de ouro de Jan and Dean. Foram mais de duas dúzias de músicas nas paradas entre 1958 (a primeira com "Jennie Lee") e 1966. Ano que marca o forte acidente de carro que Jan teve e que o deixou de recuperação por um ano. Curioso, senão trágico, é que dois anos antes a música "Dead Man's Curve" - nome do mesmo local do acidente em Los Angeles - fez sucesso com eles mesmos!
Quem já regravou "Surf City"? Ramones para o disco "Acid Eaters" (93), as meninas do The Go Go's para "An All-Star Tribute to Brian Wilson" (01) e a banda de psychobilly, The Meteors no EP "Surf City" (86).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias