terça-feira, 15 de março de 2011

Allan Sieber: o quadrinista que substituirá Glauco na Folha

(garôa fina) Estreou na Folha o cara que ficará no lugar de Glauco nos quadrinhos diários do caderno Ilustrada da Folha de São Paulo. Ele é Allan Sieber.
Allan participa desde 2000 do jornal. Começou no Folhateen e, logo estava colocando seus traços em outros espaços. Com a tira "Preto no Branco", apareceu na página dos quadrinhos.
O humor que ele usa é o podreira, da humilhação humana levada ao extremo do escracho e sem frescuras.
Desde o assassinato de Glauco e seu filho Raoni ocorrido dia 12 de março do ano passado, a Folha tem mantido seus quadrinhos e espaço como uma homenagem pelo trabalho feito pelo criador de Geraldão, Doy Jorge, Casal Nêuras, Nojinski, Zé do Apocalipse. Fez parte também do Los Três Amigos, quadrinho feito à seis e, as vezes, oito mãos com Angeli, Laerte e Adão Iturrusgarai.
O ciclo se fechou. Desnecessário continuar com uma tira que ninguém pode fazer a não ser reproduzir as piadas antigas. Serve como livro, especial etc, mas dolorosamente, não como tira diária.
O substituto foi escolhido e agora é com ele. Vai passar pelo crivo nada bonzinho de milhares de leitores, vai ser humilhado, escorraçado, não entenderão seu humor mas assim funciona as adaptações. Na minha opinião, a escolha de Sieber foi exata. Ambos tem aspectos parecidos, sem rodeios, papas na língua, feito bem na cara para quem quiser ler, ver ou rir.
Boa sorte Allan. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias