quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Começa hoje a exposição de rótulos de cachaça e anúncios antigos no Tomie Ohtake

Fantástico! A partir de hoje, no Instituto Tomie Ohtake (R. Coropés nº88), vai rolar a exposição: "Caprichosamente Engarrafada: Rótulos de Cachaça" mostrando a história da embalagem da caninha boa, aquela que chama a atenção de todos: homens, mulheres, crianças sejam pobres ou ricos pelo charme, nome, grafismo e detalhes. São cousa de 400 rótulos de garrafas de cachaça para serem observadas e todas fazem parte do acervo de Egeu Laus e da Fundação Joaquim Nabuco
Também rola no mesmo lugar uma outra exposição com um mesmo tema: "Veja Ilustre Passageiro: o Atelier Mirga e os Cartazes de Bonde" que, como o nome diz fala sobre os anúncios produzidos na "Companhia dos Annuncios em Bonds" do polonês Henrique Mirgalowski que durou de 1928 até 1970, época que a inocência dava lugar ao profissionalismo e acabava com a produção feita quase - ou totalmente - à mão.
Apesar de o atelier ter produzido algo em torno de oito mil anúncios para os velhos bondes e ônibus, apenas 300 obras estarão na exposição. Eu disse apenas? Eu sou um tapado!
Tudo isso faz parte do projeto "Anônimos e Artistas". Projeto que existe há mais de 10 anos e idealizado por Nilton Cipis, Sylvia Monteiro e Ricardo Ohtake que tem como fio condutor questionar as origens do design brasileiro de produtos feitos para a cultura de massa. Essas obras serão concluídas apenas em 2012 e a entrada é grátis.
As duas exposições ficam em cartaz até 10 de abril e funciona de terça a domingo das 11h às 20h.

Um comentário:

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias