quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tá tudo dominado!

(uau! que dia!) Olha, hoje estava duro de achar algo legal para mostrar no blógue. O noivado de Lilly Allen? O filhinho de Elton John? Os 10 mais qualquer cousa de novo? Não... talvez eu não tenha "me" filtrado legal hoje sendo que fiz um esforço doido para achar qualquer matéria, o mínimo que fosse e fofoca e material pessoal é uma bosta. Contigo, TV Fama e Ti Ti Ti tem na banca e acho que na internéte também.
Mas fuçando acha-se tudo. Até assunto. E foi assim que me peguei abrindo sitio aqui e ali que lembrei que ontem fiquei assistindo o Pica Pau - meu desenho preferido - e fui saber um pouco mais sobre as diferenças de desenho e algumas curiosidades. Peguei uma parte linkada do terceiro desenho dele solo ("Pantry Panic"), fui saber mais e encontrei, olhem só, no Wikipédia uma lista fantástica de filmes e comerciais americanos em domínio público!
Uma maluquice! Se você gosta de filmes, tem "O Gabinete Do Doutor Caligari" (The Cabinet Of Dr. Caligari - 1920), "O Nascimento De Uma Nação" (The Birth Of A Nation - 1915), "Metropolis" (idem - 1927), "Freaks" (idem - 1932), "Em Busca Do Ouro" (The Gold Rush - 1925), "Plano 9 Do Outro Espaço" (Plan 9 From Outer Space - 1959) e outros que vão até 1974. Atores e diretores do primeiro e último escalão: Jack Nicholson, Mario Bava, Fritz Lang, D. W. Griffith, Abbott e Costello, Francis Ford Coppola, Os Três Patetas, Tod Browning, Buster Keaton, Charlie Chaplin, Ed Wood, Vincent Price, Frank Capra, George A. Romero, Bela Lugosi... muito filme de terror exploitation, os piores filmes já feitos e os melhores também e ahhhhhh cara, só vocês vendo e baixando sem achar que está agindo como um fora da lei. Há também o Internet Archive que diz ter "150 bilhões de páginas".
Essa é uma cousa para se pensar. Nos dias de hoje, qualquer material que vai para a rede vira um domínio público pirata e proibido. Todo mundo sabe disso e dane-se, baixa mesmo. É a vida e seria diferente se os engravatados da indústria baixassem os preços monstros que se paga num CD, DVD, cinema e sabe lá o que mais.
A diferença aqui é que o domínio público é quente, de verdade. O melhor é que encontrei clássicos do cinema que até então nem imaginava que poderia acontecer e tudo porque procurava saber um pouco mais sobre o Pica Pau!
Triste é o domínio público brasileiro que ainda libera seus trabalhos achando que vivemos na ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias