quarta-feira, 16 de junho de 2010

Peter e as baleias

(amendoim e café) E estava eu lendo o jornal quando vejo uma notícia na Folha intitulada "Australiano ataca 'mensalão beleeiro'".
Para resumir a matéria, ela dizia que na reunião da CIB (Comissão Internacional da Baleia), o ministro do Ambiente da Austrália, Peter Garrett pediu uma "reforma robusta" em face a denúncia feita pelos jornalistas do "The Sunday Times" de que supostamente o Japão estaria subornando países mais pobres como Tanzânia e Guiné com sexo e viagens para que votassem a favor da caça à baleia.
Até aí, uma notícia escandalosa e preocupante mas que de nada tem a ver com meu blógue. Pois é, até ouvir novamente o nome do ministro australiano. Peter Garrett era o vocalista da banda/protesto Midnight Oil.
E lá fui eu ver o sítio (site, mas...) do vocalis... ministro e até que, pelo menos no que diz respeito e em imagens, Garrett é um cara cheio de atitude. Em seu perfil, consta ser ele - além de musico -, advogado, ativista, ex-presidente da Fundação Australiana de Conservação, homem preocupado com as questões dos jovens carentes, defensor dos direitos indigenas e da proteção ao meio-ambiente de seu país.
Por causa de seu trabalho, seus resultados receberam méritos como o Prêmio da Fundação Humanitária da Australiana categoria meio-ambiente em 2000, a Ordem da Austrália pela sua contribuição ecológica e na indústria musical em 2003, apontado pelo Governo Francês como Oficial da Ordem das Artes e Letras em 2009 e, ufa!, neste ano o prêmio Líderes para um Planeta Vivo concedido pelo Fundação Mundial da Natureza, o WWF. Claro, com altos e baixos, mas sempre na tentativa de algo melhor como nessa matéria.

Queria eu ver o Gilberto Gil chegar - sem o violão - onde Peter chegou.

Lembrança: Não sei se foi em 97, mas quando a banda veio para Sumpaulo para tocar no saudoso Olympia, o show quase deu errado quando um rapaz que assistia a banda caiu num poço. Para o azar dele, dentro desse poço, havia eletricidade passando pela água e o final vocês já sabem.

Imagem: AFP Photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias