sábado, 7 de setembro de 2013

O último show de Jimi Hendrix

O último show do The Jimi Hendrix Experience já começou de forma complicada. A banda estava programada para tocar no segundo dia (5 de setembro) do Open Air Love & Peace (uma espécie de Woodstock europeu) na ilha de Fehmarn, que fica entre a Alemanha e Dinamarca.
Mas desde o primeiro dia, um caos estava armado. Chuva e ventos que não paravam. Barro, pessoas se escondendo arrancando lonas, choques elétricos, bandas desistindo de tocar e outras tocando menos do que esperavam por causa de problemas acústicos. O medo de uma revolta era latente para os organizadores, principalmente por causa dos Bloody Devils, uma versão alemã dos Hells Angel, que também faziam a segurança do show. Um sinal do que seria o Festival de Altamont três meses depois.
No dia que estava agendado o show de Hendrix o tempo estava mais calmo, frio, mas calmo até subir no palco a banda Canned Heat (antes tocaram Mungo Jerry, The Faces e outras bandas) mas a notícia de que o grupo mais esperado, o de Jimi Hendrix, tocaria apenas amanhã ao meio-dia só foi anunciado ao público no final do show porque os organizadores temiam coisa pior. Ainda tentaram de tudo para eles tocarem, se fosse necessário, um helicóptero levaria a banda, mas nada feito. Para um repórter do festival, Jimi disse: "Tocaremos amanhã. Amanhã ao meio-dia. Eu não preciso mas quero fazer. Os fãs estão todos lá fora na lama. Eu tenho que tocar para eles. Eles vieram por causa de mim. (Não tocando) eu ficaria com a consciência pesada..."
Chegou o último dia e o local estava uma desgraça só. Tirando o lamaçal, por causa da chuva a noite, muitas madeiras da frente do palco e das portas dos banheiros acabaram virando fogueira para aqueles guerreiros de cabelos compridos que enfrentaram dias frios e chuvosos para estarem próximos das bandas e ouvir aquilo que eles esperavam - ou quase.
Enquanto o duo folk Witthüser & Westrupp abriam o show, às 11:00 chegava Jimi Hendrix e de lá ele e a banda não saíram do camarim até a hora de tocar.
Nesse ínterim, os roadies começavam a montar os equipamentos. Mesmo com um palco giratório para acelerar as montagens, os problemas aumentavam. O público estava nervoso. O lema "Paz e Amor", virou Urros&Vaias&Ovos.
De acordo com o site alemão que mantém essa parte viva da história, o "Fehmarn Festival 1970", o The Jimi Hendrix Experience começou seu show às 12:56 com a plateia dividida entre curtir o som e vaiar os músicos. "Boo, boo... eu não dou a mínima para se você vaia, além que ele entre em notas... seus filhos...!", disse Jimi. 
O show teve uma hora e meia de duração. A plateia, depois de vaias, estavam extasiados com a apresentação, o sol apareceu. Assim que o show acabou, Jimi e a banda deixaram a ilha, assim como muitas pessoas que estavam lá. 
Ainda tocaram mais cinco bandas. A última, Rote Steine (ou Rote Scherben. Não está bem claro no site, mas que seria o embrião para uma banda conhecida na Alemanha, o Ton Steine Scherben), tocou até que alguém colocou fogo próximo ao palco. Dizem que era alguém que não tinha recebido o pagamento dos organizadores, estava puto e resolveu dar um fim pirotécnico ao festival.
Depois de muito tempo, várias gravações amadoras desse show foram encontradas e colocadas em lados B
 e bootlegs até que uma nova fita, gravada no palco com o microfone colocado na bateria e que ficou anos na mão de um dos promotores, veio à tona e foi mixado, ganhou nova produção e saiu em 2005 pela Dagger Records com o nome de "Live At The Isle Of Fehmarn".
Sujeira, caos, chuva, vento, frio, portas que viraram carvão, brigas, bebedeiras, carros quebrados, contêineres da organização virados, engarrafamentos gigantescos, lama, choques elétricos, problemas no som e um dos poucos momentos de sossego e sol foi quando Jimi Hendrix tocou para um público pela última vez.  
Abaixo, a sequência de músicas tocadas pelo The Jimi Hendrix Experience no Festival.
1 - Introdução
2 - Killing Floor (de Chester Arthur Burnett mais conhecido como Howlin' Wolf)
3 - Spanish Castle Magic
4 - All Along The Watchtower (de Bob Dylan, menos conhecido como Robert Allen Zimmerman)
5 - Hey Joe (de Billy Roberts)
6 - Hey Baby (New Rising Sun)
7 - Message To Love
8 - Foxy Lady
9 - Red House
10 - Ezy Ryder
11 - Freedom
12 - Room Full Of Mirrors
13 - Purple Haze
14 - Voodoo Child (Slight Return)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Detone! Fale o que quiser, xingue o dono, seja feliz e troque ideias